Apresentação


CONHECER O PASSADO... AJUDA A CONSTRUIR O FUTURO

As cooperativas são pessoas colectivas autónomas, de livre constituição, que através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência aos princípios cooperativos, visam, sem fins lucrativos, a satisfação das necessidades e aspirações económicas, sociais culturais daqueles e das comunidades onde se inserem.

Constituída em 03 de Julho de 1978, com a denominação de SUPERCOOP - Cooperativa de Distribuição de Produtos Alimentares CRL, por cinquenta trabalhadores, na eminência da perda dos seus postos de trabalho, por, a mais que previsível, insolvência da empresa em que trabalhavam.

Uma vez constituída negociou a aquisição da empresa, pelo valor do seu passivo e junto dos credores, faz acordos de pagamentos faseados, assegurando a continuidade da sua actividade na área da distribuição alimentar.

Durante cerca de vinte anos a cooperativa pagou as dividas, triplicou as lojas de venda ao púbico e mais que quintuplicou os postos de trabalho, tornando-se uma empresa dinâmica, empreendedora e financeiramente sólida.

Os seus colaboradores também beneficiaram das condições criadas, auferindo vencimentos acima das respectivas contratações colectivas de trabalho e de apoios e regalias sociais, não usuais no mundo empresarial.

Mas, não há bela sem senão, a riqueza criada, a melhoria das condições económicas e financeiras dos seus membros cooperadores, foram desencadeando um clima de inveja, cobiça e intriga pessoal, terreno propicio para o aproveitamento e oportunismo de alguns, em detrimento de outros.

Em fins da década noventa a Supercoop estava esvaziada de todo o seu valioso e volumoso património, sem actividade e á beira da dissolução.

Face á situação, alguns membros cooperadores reúnem-se, em Março de 2000 e decidem recomeçar tudo de novo, elegendo uma direcção que vai erguer a cooperativa para uma nova actividade, agora na área social, com o objectivo definido de criar as estruturas, que permitam o seu desenvolvimento em áreas como a educação, acção social e intervenção comunitária.

Contacta a Câmara municipal de Leira para a cedência de terreno, o que veio a concretizar-se em Abril de 2006, que permitiu, após muitas dificuldades, atrasos e vicissitudes diversas, chegar a 2009 com as condições reunidas para deitar mãos á obra

A Cooperativa altera a sua denominação para SUPERCOOP - Cooperativa de Solidariedade Social CRL, adapta os seus estatutos á nova realidade e adquire o estatuto de IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social.

Concluída as infra-estruturas, em Outubro de 2010, inicia a sua actividade na área de apoio á infância, por se considerar, uma etapa fundamental na vida das crianças, num processo complementar á acção educativa das famílias, favorecendo a formação e o desenvolvimento físico, afectivo e intelectual da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.


A SUPERCOOP É HOJE UMA COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL - EQUIPARADA A IPSS - INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

A SUPERCOOP, é também uma cooperativa multissectorial e tem definido no seu objecto social, a prossecução, sem fins lucrativos de objectivos da solidariedade social e de ensino, nomeadamente ligados ao apoio á criança, jovens, idosos e respectivas famílias, através da manutenção de um ou mais estabelecimentos destinados a ministrar o ensino compreendido no sistema educativo e estruturas sócio educativas em áreas como a educação, a aprendizagem e formação, acção social e intervenção comunitária.

Sem prejuízo da unidade da pessoa jurídica, a cooperativa funciona por secções em áreas de actividade distintas, como a social e a do ensino, as quais terão organização funcional e contabilística próprias.

A sua organização e funcionamento é da competência e responsabilidade dos seus Órgãos Sociais - Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção - respectivamente órgão legislativo, órgão fiscalizador e órgão executivo, no respeito integral, dos seus Estatutos, regulamentos internos, da legislação aplicável e baseada no cumprimento rigoroso das boas práticas de gestão.

Em Outubro de 2010 iniciou-se uma nova etapa na vida da SUPERCOOP, com a implementação de uma estrutura interna a que se chamou SUPERNINHO - Creche e Jardim de Infância, que faz parte integrante da própria organização da cooperativa e na dependência restrita desta, através da qual prossegue o seu objecto social, com a criação de uma Creche na vertente social e o Pré-escolar na vertente do ensino.

É através da SUPERNINHO que a Cooperativa prossegue também princípios e compromissos que considera inalienáveis da sua actuação, relevando os princípios da competência e da responsabilidade e os compromissos de respeitar cada criança, independentemente da sua religião, género, etnia, cultura, estrato social e situação especifica do seu desenvolvimento, numa perspectiva de inclusão e de igualdade de oportunidades, promovendo e divulgando os direitos da criança, a aprendizagem e a socialização numa vida de grupo cooperado, estimulante, lúdica, situada na comunidade e aberta ao país e ao mundo.


© 2015, Superninho - Todos os direitos reservados.
Design by: Visionsoft
Área Reservada
ISS
MTSS
Segurança Social